Como prevenir as enchentes?

Tem como evitar ou prevenir as enchentes?

Uma das perguntas que a maioria da população se faz, ainda mais quando tragédias como essa que ocorreu no início da semana.

A enchentes ocorrem quando a um grande índice de chuvas em um pequeno período de tempo. Com esse grande aumento, a água dentro dos grandes centros populacionais não tem para onde escoar.

Com isso acabam invadindo comércios, empresas, ruas, casas e transbordando rios e córregos.

Os grandes culpados por essa situação é a própria população e seus governantes.

A população por não ter a consciência necessária para manter o ambiente em que vivem limpo, em um pequeno passeio pelas grandes cidades podem se encontrar lixo jogado por toda parte.

Esse lixo acumulado, quando a chuva chega é levado juntamente com a água para as famosas bocas de lobos que ficam entupidas e não conseguem absorver o volume de chuva descarregado pela chuva.

Já as autoridades competentes os chamados governantes, não realizam obras necessárias para ajudar na capacitação, deslocamento e absorção necessária desse volume de água acumulado pelas chuvas.

Prevenindo na construção

Antes de realizar qualquer tipo de construção seja ela particular ou publica algumas medidas devem ser observadas para que se possa prevenir e amenizar uma enchente

Drenos e canaletas devem ser construídos em torno da construção para desviar a água, se possível um reservatório ou áreas de descartes para armazenar a água de chuva devem ser construídos.

Existem pavimento mais sustentáveis que absorvem a água, diferente do cimento e asfalto que a água não consegue ser absorvida.

Muitos tipos desse tipo de piso, são indicados para áreas externas e não utilizam argamassa e rejunte, são apenas encaixados em uma base de areia.

Existem ainda revestimentos que tem um drenante de até 90% de permeabilidade que facilita que a água chegue aos lençóis freáticos.

A tecnologia contra a enchente

O Brasil não é o único país do mundo que sofre com as enchentes, na Holanda eles desenvolveram um projeto de casas flutuantes.

Na construção de edifícios e casas eles usam em suas fundações várias camadas de EPS (poliestireno expandido) apoiados no concreto.

Isso faz que a casa ou edifício flutua assim como um barco.

No Reino Unido eles desenvolveram um método que em situações de enchentes a casa se erguerá e flutuará, mas são construídas em bases fixas.

 

Prevenção

Apesar de ser um clichê muito usado, em casos de enchentes a prevenção ainda é a melhor solução!

A Construção dos piscinões ainda é uma solução em pontos comuns de alagamento.

Evite o desmatamento perto de encosta de rios e córregos.

Evite a poluição e o descarte de lixos e materiais não orgânicos em beiras de estradas e córregos.

A preservação e construção de jardins e parques ajudam na captação de água.

Lixo é sempre no lixo! Não importa que seja um papel de bala ou uma caixinha de papelão, todo esse lixo descartado de modo indevido irá entupir os esgotos, bocas de lobos e córregos.

Se possível instale lixeiras que fiquem ao menos um metro do chão, assim caso chova evita que o lixo seja arrastado pela enxurrada.

Coloque o lixo o mais próximo possível ao horário de recolhimento.

Restos de construções, móveis entre muitos outros materiais que não são biodegradáveis devem ser descartados da maneira correta. Não jogados em lugares como pátios abandonados ou calçadas.

Mantenha a maior parte possível de terra nos espaços disponíveis, a terra ainda é a melhor coisa para absorção de água da chuva.

Dê preferência para gramas ou pisos que não impeçam a absorção da água da chuva como citamos a cima.

 

A chuva em São Paulo, saiba o que ocorreu.

Quer entrar em contato? Acesse aqui!

Se deseja realizar uma cotação de seguro é só clicar aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *